terça-feira, 30 de janeiro de 2018

UM PRESENTE PARA PERNAMBUCO E UMA HONRA PARA O SERTÃO DO PAJEÚ

Com destaque, a Revista Total traz em sua capa o Dr. Bartolomeu Bueno de Freitas Morais, que assim classifica o Prêmio: “A Revista TOTAL tem uma história brilhante e que merece todos os elogios. Fico feliz de receber esse prêmio tão importante e vou colocá-lo em um local de destaque no que eu chamo de parede da vaidade em minha sala de trabalho”.
"A premiação, aconteceu no Spettus – Derby e contou com a presença de várias autoridades. Estavam presentes o Presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchôa, o prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira, o prefeito de Vertentes Romero Leal, o prefeito de Santa Filomena, Cleomatson Coelho de Vasconcelos, o Presidente Regional do PRP, José Ernesto de Paula, representantes da imprensa, representando  o judiciário Dr. Bartolomeu Bueno, o blogueiro Edmar Lyra e alguns empresários", narra a matéria.
Bartolomeu Bueno de Freitas Morais é desembargador do TJPE, ocupando vários cargos, com destaque como Vice Presidente e Corregedor Geral. Hoje Ocupa a 3ª cadeira na ordem de antiguidade de desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Também é Presidente da ANDES - Associação Nacional dos Desembargadores
Filho natural de Ingazeira, cidade-mãe do Alto Pajeú, sendo sua genitora Maria Freitas Pedrosa e seu Pai José Pereira de Morais (Candidato a Prefeito de Ingazeiros em 1.982 e fundador do MDB, que tive o prazer em conhecê-lo numa visita que Marcos Freire, então candidato ao Governo de Pernambuco, fez a região). Nasceu a 05 de janeiro de 1954. É casado com Sílvia Bueno e Pai de Maria, suave nome colhido da própria mãe por quem nutre inesquecível amor (seus versos assim falam). Tem mais três filhos, Bartolomeu Filho, Raíssa e Rossana. Cursou seus primeiros anos de estudos em Tabira, concluindo o curso de Direito na UFPE 
Reconhecidamente, Dr. Bartolomeu, homem de gestos simples, despido de arrogância, defensor das suas origens (por que não dizer das "nossas origens?"), fala mansa e pausada, escuta mais do que fala, amante da Poesia, tem no coração a logomarca do time mais amado de Pernambuco, o Santa Cruz (onde deixou sua militância de Torcedor, Conselheiro, por não concordar com os Cartolas que jogam na sarjeta nosso amado Clube), carismático e, acima de tudo, exemplo de conduta e probidade. 
Carrega no sangue a história de Manoel Baptista de Morais (Antônio Silvino), homem que inseriu-se no Cangaço, de muita coragem e excelente pontaria, conhecido como "Rifle de Ouro". Foi predecessor de Lampião e morreu em sua cama. Ou seja, tem origem de "homens de sangue no olho".
Quem o conhece visualiza um sertanejo "magérrimo", talvez carregado pelas circunstâncias da vida de vícios pelo cigarro e como apreciador de um bom Whisky ou uma cerveja geladinha, que hoje fazem parte do seu passado. Apreciador da cultura sertaneja, não nega em hipótese alguma sua terra natal, seu apreço pelo Rio Pajeú, onde deu suas primeiras "braçadas" nas águas doce que corre no seu leito na época de invernos e sabe de "có" o nome dos amigos de infância.
Dr. Bartolomeu não apenas representou o Judiciário de Pernambuco, porém, a todo o Estado, tendo ele recebido Títulos, os mais diversos, bem como por muitos municípios pernambucanos foi aclamado como CIDADÃO (incluindo Tuparetama que tive o prazer de ser o Autor do Título de Cidadão Tuparetamense), merecendo o reconhecimento pelos seus atos como homem público e como SERTANEJO/PAJEUZEIRO que é e nos representa. Parabéns e merecido Prêmio.